FUNDAÇÃO DE AMPARO 08/04/1829


Com transformação da Capela de N. S. do Amparo em Capela Curada, na data acima, Amparo marcou a data de sua fundação, tornando-se “Freguesia”.

Houve o requerimento do povo dirigido ao Bispo e de S. Paulo, Manuel Joaquim Gonçalves de Andrade, que despachou favoravelmente.

Os termos desse requerimento vão abaixo descrito:

1829 - Ereção da Capela de Nossa Senhora do Amparo em Capela Curada, por provisão de D. Manuel Joaquim Gonçalves de Andrade, Bispo de São Paulo, tendo em vista o “Requerimento do povo”: “Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor. Dizem os vizinhos da Capela de N. S. do Amparo, termo da Vila de Bragança, que eles obtiveram da benignidade de V. Excia, o criar e erigir em Capela Curada a dita Capela para maior cômodo espiritual dos suplicantes, designando-lhes limites: portanto suplicam e pedem a V. Excia. Ver. Seja servido mandar-lhes passar Provisão na forma do estilo. E receberão mercê”. Nesse documento figura o despacho: “Passe Provisão. S. Paulo, 8/4/1829, Manuel, Bispo” “A Provisão da Capela Curada a Capela de N. Sra. Do Amparo do Termo de Vila Bragança D. Manuel Joaquim Gonçalves de Andrade por mercê de Deus, e confirmação as Santa Fé Apostólica Bispo de S. Paulo do Cons. de sua Majestade Imperial etc. etc. etc.. Aos que N. Provisão VIREM, Saúde, e Benção em o Senhor. Fazemos saber que atendendo N. ao que pr. pamo, representarão os Vizinhos da Capela de Nossa Senhora do Amparo, Termo da Vila de Bragança deste N. Bispado. Haveremos por bem pela presente erigir a dita Capela em Curada, designando-lhe Limites, e mandamos que todos que forem Compreendidos nos Limites da dita Capela sem obediência ao Ver. Capelão delas, ficando desonerados de serem chamados para as Freguesias donde são desmembrados. E para constar será esta apresentada aos R. R. Párocos circunvizinhos, e publicada na mencionada Capela a Estação da Missa Conventual em três dias Festivos. Dada em S. Paulo sob N. Sinal, e Selo das Nossas Armas aos 8 de Abril de 1829. Eu, o Pe. Fernando Lopes de Camargo. Escrivão Ajudante de Comissão de S. Exma. Revma. Escrevi Manuel Bispo Barbosa Chan”.

Consta no livro “A Cidade Racional” (Liminha) que antes de 1829, quando se tornou CAPELA CURADA, já havia um núcleo de povoação e uma capela construída às margens do rio Camandocaia. Roberto Pastana Teixeira Lima, doutor em história, pela Unicamp, conhecido carinhosamente por “Liminha” salienta que é muito provável que no século XVIII tenha havido pessoas estabelecidas no local.