CÂMARA MUNICIPAL – II Dissolução

Com a Proclamação da República em 1889, a política do país passou por profundas alterações.

No dia 28 de Fevereiro de 1890, três meses após a República, a Câmara Municipal de Amparo aprovou indicação do vereador Luiz de Souza Leite com o seguinte teor:

“Tendo o Governador do Estado dissolvido quase todas as Câmaras Municipais do Estado de SP, indico que esta Câmara reunida hoje peça ao mesmo governador a dissolução da Câmara Municipal de Amparo e que sejam nomeados os respectivos intendentes.”

No dia 26 de Março do mesmo ano houve reunião do Conselho de Intendência Municipal cuja pauta tratava da solicitação do vereador Luiz de S. Leite:

Sessão do Conselho de Intendência Municipal, e leitura de ofício do Governador do Estado, do dia 12, comunicando que por decreto da mesma data dissolvera a Câmara e nomeara para substituí-la provisoriamente um Conselho de Intendência Municipal: Dr. Carlos de Campos, Dr. Bento José de Sousa, João Belarmino Ferreira de Camargo, Damásio Pires Pimentel, Joaquim Machado Jr., Felício Granato e José Pedro de Deus. Escolhidos para Presidente e Vice-Presidente os Drs. Bento José de Sousa e Carlos de Campos. Também serviriam no Conselho, posteriormente, Pedro José Pastana, Jerônimo Tavares, Joaquim Martins Barbosa, Bernardino Alves de Souza, Francisco Xavier da Silveira, Alexandre Éboli, Dr. João Pedro da Veiga, Albino Alves do Amaral, João Fernandes de Carvalho, José Lourenço da Silveira, Marcolino Antônio Martins e João Ferreira Rebelo.