CURTAS VIII

1 – LINHA DE BONDS – 20/07/1894
No dia 17 do corrente foi celebrado o contracto para uma linha de transways nesta cidade entre a Comarca Municipal, por seu intendente Sr. Major Pedro José Pastana e os Srs. Tenentes Coronéis Arthur Motta de Magalhães e Ananias Barbosa a quem fica conferido o uso e goso da mesma linha por espaço de 20 annos a contar da data do contracto. Os concessionários obrigam-se a estabelecer a linha transways por meio de tracção animal, a vapor ou eléctrica, devendo os trabalhos da mesma linha começar dentro do prazo de seis mezes sob pena de caducidade do privilégio e terminar dentro de dezoito mezes.

Na verdade houve várias tentativas para a construção de uma linha de bondes em Amparo, no entanto, todas elas fracassaram, inclusive a que foi citada acima.

2 – HOTEL FAGUNDES – 1894
Haverá música hoje à tarde no Jardim deste hotel. Espera-se a concorrência dos amadores. Também encontrarão boa cerveja e bebidas de todas as qualidades, além de magníficas empadas, pastéis, bifes e outras muitas iguarias.

3 – ANÚNCIOS
- HOTEL FAGUNDES – Hoje, grande feijoada à bahiana e à noite esplendoroso concerto e os competentes petiscos.

- BOIS DE CARRO – Na fazenda do abaixo assignado tem oito bois de primeira ordem para vender, são todos de lugares certos.

a) Bento Pedro

- CHOPP AMPARENSE - No armazém do Chico Silva: chops, sorvetes, refrescos gelados e cervejas, frappée diariamente. Local – Largo da Matriz.

- FAMÍLIA BATONI – Amato Batoni com fábrica de licores, xaropes, vinagre, etc. Avenida Bernardino de Campos – esquina da rua Commendador Guimarães.

- CERVEJA FRANZISKANER – Há muito tempo que no mercado não aparece a afamada e sempre apreciada cerveja Franziskaner sendo substituída pela Anthártica e Bavária. Hoje, temos de novo no mercado a cerveja Franziskaner de que tem grande depósito o Sr. Nicolau Cardoso.

- ESCRAVO – Vende-se um, muito bom para todo o serviço. Quem pretender, nesta typografia se dirá com quem tratar.

4 – FALTA D’ÁGUA
Em conseqüência da muita chuva que tem cahido estamos sem água para beber porque o único pipeiro que fornece a cidade não pode atravessar a ponte que lhe dá passagem, do logar aonde vae buscal-a para a traser para a cidade. É lastimoso este estado. Veja a illustríssima Câmara quanto é urgente tratar-se do abastecimento de água.

5 – SALÃO MUNIZ
O Muniz acaba de introduzir melhoramentos no seu salão ao largo da Matriz que o tornam digno da concorrência pública. O local, o arranjo do vasto salão, as bebidas finas, os chopps, os sorvetes e ainda o óptimo café que ali fornece, tudo isso são attractivos que o público não dispensa e que sabe procurar.

6 – CASAS BARATAS A VENDA :
Uma na Rua do Rosário nº 16 por 5:500$000 (Cinco contos e meio);

Uma no Largo do Rosário, 13 por 4:500$000;

Uma na Rua da Constituição, 19 por 2:800$000;

Uma na Rua Princeza Imperial por 1:400$000.

7 – FESTA EM COQUEIROS – 1894
Deve realizar-se amanhã na visinha povoação de coqueiros a grande festa de N. S. de Apparecida para cujo brilhantismo não pouparam esforços os organizadores da festa. Hoje à noite será queimado vistosos fogos de artifícios tocando a banda “10 de Julho” escolhidas peças. A extensa avenida onde se acha collocada a capela achar-se-há illuminada a gaz, ardendo grandes fogueiras.