CARNAVAL

Segundo a enciclopédia BARSA, a origem do vocábulo carnaval é duvidosa. Adeus carne, prazer da carne entre outros.

Com relação à origem também há controvérsias. Há quem atribua a origem do Carnaval ao culto de Isis, das bacanais, Iupercais e saturnais romanas, dos festejos gregos em louvor a Dionísio entre outras.

O Brasil inovou em termos de carnaval. A euforia coletiva, o humor ingênuo, o cidadão folclórico que se manifestou nas ruas.

No Brasil colonial, o carnaval era bastante diferente do atual. Caracteriza-se pelo entrudo, brincadeira muitas vezes de mau gosto, com uso de farinha, água, fuligem, cal, gema, alvaiade e vermelhão que empapavam os transeuntes.

Pois bem, há muito que escrever sobre o carnaval e suas alterações até atingir os dias de hoje quando predominam as escolas de samba.

Colhi, no jornal “Tribuna do Amparo” alguns anúncios sobre artigos de carnaval

Não esquecendo que esse foi o primeiro jornal editado em Amparo e a data é aproximadamente 1880.

CARNAVAL
A Loja Nova acaba de receber o mais pomposo sortimento de fazendas e objetos próprios para um retumbante carnaval, como o que se prepara nesta burlesca cidade de Amparo como seja:

Mascaras de massa, de seda, de arame, de cora, e um completo sortimen­to de apimentados e alucinantes narizes de massa, assim também rico sortimento no setios de cores, calções, flores finas, ramos ricos, camélias, rosas, lantejoulas douradas e prateadas, bisnagas perfumadas, luvas de pellica e de algodão, botas de setim de cores à phantasia, ditas de pellica.