AMPARO DO SÉCULO XIX

Nada mais importante do que fechar este livro com comentários publicados no almanaque de 1901 de uma pessoa culta, sensível, ponderada, extremamente respeitada na época: Jorge Pires de Godoy.

Em seu artigo, um verdadeiro editorial, um documento histórico Jorge Pires de Godoy descreve detalhes relevantes que dão o merecido destaque ao nosso município.

O relato atinge enorme valor histórico por ser autoria de um homem de grande credibilidade e contemporâneo dos fatos.

A CIDADE DE AMPARO
Notável, sob todos os pontos de vista, tem sido o progresso da cidade do Amparo, desde 1896, ultimo anno em que publicamos o nosso Almanach.

Apesar de desmembrado, em virtude da separação de Pedreira, o nosso município continua a ser considerado um dos primeiros do Estado, e nossa cidade continua a desenvolver-se prodigiosamente, não parecendo resentir-se, como era de suppor, da perda daquella preciosa parcella do nosso forescente e rico Município, a qual, como é sabido, satisfazendo ás suas naturaes aspirações de autonomia, delle destacou-se, há cerca de quatro annos.

E esse progresso admirável do Amparo faz-se sentir exactamente quando outras localidades, há pouco ainda florescentes, declinam sensivelmnente, devido á crise financeira e econômica que paiz atravessa, cujos effeitos se fazem sentir em toda a parte.

É considerável o numero de melhoramentos, uns já realisados, outros em via de execução, que poderíamos citar, como prova do que acabamos de affirmar.

São elles devidos, na maior parte, á iniciativa particular, que tem revelado, ultimamente, entre nós, realisando, com facilidade, admirável, verdadeiros progidios.

Para não nos alongarmos, citaremos apenas os principaes dos mais notáveis desses melhoramentos, muitos dos quaes honram sobre maneira a nossa localidade e nosso povo.

GREMIO PORTUGUÊS
Seja-nos licito, simplesmente para fazer justiça citar, em primeiro lugar, esse imponente e bello edifício, ainda não concluído mas já a mostra o que vai ser, levantado para a fim nobilíssimo e altamente humanitário, pelo Grêmio Portuguez de Beneficência, desta cidade, e que pelo seu magestoso aspecto, excellente collocação e primorosa architectura, tem provocado a admiração e merecido louvores daquelles que, pela primeira vez, visitam a nossa cidade. Esse edifício que tem sido construído á expensas de estrangeiros e nacionaes, destina-se como todos sabem, a servir de Hospital de Caridade, ficando o Amparo, dotado com dous estabelecimento desse gênero, que revisarão, certamente em mitigar os sofrimentos dos infelizes que lhes forem pedir abrigo e asylo.

Entre os cidadãos que mais têm concorrido para a prosperidade e adiantamento desta pia e humanitária institutição que se denomina “Grêmio Portuguez de Beneficência” devemos citar, para fazer justiça, o nome do Sr. Alberto dos Santos Correa, cujo zelo e devotamento em prol da nobre causa que o Grêmio symbolisa, são conhecidos de todos.

ILUMINAÇÃO
HOSPITAL DO ISOLAMENTO
GRUPO ESCOLAR “LUIZ LEITE”
Alem deste, que pelo seu caracter humanitário sobre-leva a todos, muitos outros melhoramentos se têm realisado no Amparo, como; a iluminação da cidade á luz electrica, a construcção do Hospital de Isolamento e do novo edifício em que funcciona o Grupo Escolar, além de alguns outros, de menor importancia, devidos, na maior parte, á iniciativa particular.

A Cidade augmenta de dia para dia, estendendo-se para todos os lados; novas construcções se levantam diariamente, e isto em uma epocha em que a terrível crise que atravessamos se faz sentir em toda a parte, como já dissemos.

Há tempos, o Dr. Pinto Nunes e o finado Padre Pedro Maria d’Amato trataram de organisar uma companhia, para o lançamento de uma linha de bonds nas principaes ruas da cidade.

Por motivos extranhos á vontade dos iniciadores, a idéia não pode se então realisada; acaba, porem, de surgir de novo, sendo aventada pela imprensa local, e é de presumir que tenha breve realisação, podendo até os carros ser movidos á tracção electrica, conforme opinou um distincto e competente profissional, aqui residente.

Si fosse possível ao Banco Industrial Amparense dotar a cidade com mais esse melhoramento, como já adotou com a illuminação electrica, tornar-se-lhia credor dos applausos de todos.

IMPOSTOS
A Câmara Municipal também poderia fazer alguma cousa nesse sentido, estimulando pelo menos, a iniciativa individual. Seria esse um dos meios de recommendar-se á consideração do povo, que tem sobre-carregado, excessivamente, de impostos. Não negamos a edihdade o interesse que tem mostrado pela causa publica; mas deveria levar em conta também a situação affictiva das classes populares, especialmente a parte pobre da população da cidade. O desejo de que a cidade e o município progridam, não justifica o excessivo rigor com que são tratadas a classe dos proletários e mesmo outras. Quando o governo federal e o estadual, sobre-carregam o povo de impostos, é necessário que os srs. Vereadores, que estão em contacto mais íntimos com elle, que lhe conhecem melhor a situação e as necessidades, não o onerem de tal maneira com tributos excessivos. Na quadra difficil que atravessamos, é justo que as Câmaras Municipais tenham um pouco mais de contemplação com o pobre povo, que vive do seu trabalho.

HOSPITAL “ANNA CINTRA”
Annuncia-se para breve a reabertura do Hospital Anna Cintra, instituição de caracter humanitário, que vai ser um abrigo contra os desvarios da sorte.

Nem era de esperar outra cousa dos reconhecidos sentimentos philantropicos da distincta família Cintra, que trilha a senda, seguida pelo seu illustre progenitor, o finado Barão de Campinas.

Outros melhoramentos devem realisar-se ainda, brevemente, em nossa terra, cuja prosperidade é devida não somente ao amor ao trabalho, que distingue os seus filhos, como também a essa immunidade, com que a favorece a Providencia, relativamente ás epidemias que têm assolado outras localidades do Estado.

A lavoura do Município consiste quase toda em café. A produção media pode ser estimada em um milhão de arrobas. A exportação attingiu á elevada quantia de 23:315.603 Kilos e a importação eleva-se a 10:512.402 Kilogrammas de mercadorias, em 1899. Na primeira quantidade está incluída a exportação do café que foi de 13:976.639 Kilogrammas. Cremos que estes dados demonstram á evidencia a prosperidade do nosso Município.

INDÚSTRIAS
A industria ensaia ainda. Entre nós, os seus primeiros passos, mas dando já esperanças de desenvolvimento futuro.

Fabricas de cerveja, licores, cortume, etc, existem na cidade e no município, sendo de lamentar que o desenvolvimento da industria seja impedido pelos pesadíssimos impostos a que está subjeita, quer sejam federaes, estadoaes ou municipaes.

O comercio e a lavoura também luctam com difficuldades, mas pode-se dizer, que na crise geral que atravessa o paiz, o Amparo é um dos primeiros em que os seus terríveis effeitos menos se fazem sentir.

BAIRROS
A cidade, estende-se em diversas direcções; lugares, que ainda ontem eram considerados arrabaldes, como o bairro do Ribeirão, tem hoje ruas, com grande numero de casas. Estando quase concluído o novo cemiterio, é provável que a cidade estenda-se por aquelle lado, na margem direita do rio Camandocaia, tornando-se assim a sua área muito maior.

O numero de prédios que, ainda há poucos annos, era do 1200, hoje eleva-se a cerca de 1800. Com os que se acham em construção, não será muito inferior a 2000.

A população da cidade é hoje calculada em 12.000 mil habitantes; a do Município em mais de trinta mil. O município conta cerca de 200 negociantes, 600 lavradores e grande numero de industriaes. A lista dos Eleitores, que não podemos dar esse anno, conta mais de mil nomes. O numero de proprietários de prédios é de 651, na cidade e em Monte Alegre 94.

A cidade conta oito largos ou praças e mais de trinta ruas, sendo as principaes: Rua 13 de Maio, 15 de Novembro, Luiz Leite, Barão de Campinas, General Osório, Duque de Caxias, Anna Cintra, José Bonifácio, Commendador Guimarães, Albino Alves, etc.

ÁGUA E ESGOTOS
O abastecimento d’água á cidade, com a respectiva rede de esgotto, cuja conclusão está prestes a ser ultimada, vem preencher uma lacuna sensível, mas esse melhoramento deve ser feito de modo a garantir a salubridade publica, sem onerar excessivamente o povo com tributos pesadíssimos, a exemplo do que têm feito outros municípios do Estado.

EDUCAÇÃO
A instrucção ao povo é ministrada pelo Grupo Escolar Luiz Leite, que conta com uma plêiade notável de esforçados professores, e é freqüentado por 400 alumnos, e por outras escolas publicas desseminadas pela cidade e diversos bairros do Município. A instrucção particular também conta com alguns estabelecimentos notáveis entre os quaes citaremos o Collegio Benjamin Constant, fundado, há alguns annos, pelo professor sr. Fernando Motta, e hoje dirigido pelo emérito educador e illustre litterato Sr. Carlos Ferreira e a Escola Ganganelli, mantida pela Loja Maçônica Trabalho.

Há, além destes estabelecimentos, muitas outras escolar particulares, desseminadas pela cidade e pelo município. Além disto, muitos lavradores, que não podem mandar seus filhos ao collegio ou a escola, subvencionam professores, que em suas próprias fazendas ministram-lhes a instrucção.

Se a instrucção é a base em que, na phrase de um escriptor, funda-se a prosperidade de um povo, o numero de escolas existentes no Amparo, bem como o dos alumnos que as freqüentam, é melhor attestado que o nosso povo pode apresentar do seu adiamento.

IMPRENSA
A imprensa é representada nesta terra, actualmente, apenas por um diário, mas sem intenção de lisonja, pode ser equiparado aos melhores jornaes do interior do Estado.

Por vezes tem-se publicado aqui, simultaneamente, dous diários, e ainda há pouco creou-se e foi publicada aqui, com boa acceitação, durante seis mezes, a Revista Litteraria “Iracema”, que hoje publica-se na capital.

Desde 1872, em que sahiu aqui o primeiro numero da “Tribuna Amparense”, primeiro jornal que aqui se fundou, do qual foi proprietário o finado José Rebello de Amorim, até hoje, tem-se publicado aqui cerca de vinte periódicos e cinco diários, incluindo naquelle numero pequenos jornaes impressos por associações recreativas.

EDIFICAÇÕES
Conta a cidade actualmente. Três igrejas, duas capellas, um jardim publico, doze associações entre philantropicas, três corporações musicais, alguns edifficios notáveis, como o Paço Municipal, o Hospital Anna Cintra, o edifício do Grêmio Portuguez de Beneficência, ao qual já nos referimos, o Theatro João Caetano, o edifício em que fuccionou o Grupo Escolar, o Hospital de Isolament, etc.

LAVOURA
No município contam-se estabelecimentos agrícolas importantes e em condicções de competir com alguns dos mais notáveis do Estado.

As terras acham-se divididas em porções desiguaes, de modo que se pode affirmar, predomina aqui a pequena lavoura, o que é ainda uma garantia de propriedade para o município, que não sendo dos maiores, conta, entretanto, cerca de 600 lavradores.

Eis, em rápidos traços, o que é actualmente, o município do Amparo, que, fundado em 1828 por lavradores vindos de Bragança e Atibaia, era ainda há 72 annos chamado-o sertão de Bragança.

OPINIÃO
Um cidadão, que residiu durante muitos annos nesta cidade, que aqui iniciou a sua carreira política e cujo o nome é hoje conhecido em todo paiz, o sr. Dr. Bernardino de Campos, dizia, há trinta annos, em um Almanach de Campinas e Amparo para 1872, publicado pelo sr. José Maria Lisboa, o seguinte, relativamente ao Amparo:

“Não é somente para a lavoura que o Amparo as mais felizes disposições.

De clima ameno, temperatura agradável, vai muito de acordo com as necessidades hygienicas.

Parece que na índole branda do povo, na sua moralidade, inclinação ao trabalho, independência, amor á justiça e horror ao crime, se reflectem as impressões da bellissima naturesa que o cerca.

Hoje é o Amparo uma cidade ainda em construcção mas de muito futuro e um município que se avantaja entre os primeiros da província e sua população esta animada do maior ardor para todos os commentimentos”.

Isso escrevia o sr. Dr. Bernardino em 1871, quando aqui residia, e que conhece o Amparo de hoje sabe que as sua previsões estão cabalmente justificadas pelos factos.

Não é tudo. Há pouco visitou esta cidade, e muito rapidamente, o illustre Dr. Moreira Pinto, que viajava pelo Estado, afim de verificar, de visu, o adiantamento dos principaes municípios e colher dados para uma obra que pretende publicar sobre o Brasil.

As impressões que levou o Amparo foram as melhores possíveis, pois, em artigo publicado no “Jornal o Commercio”, considerou o nosso município o primeiro do Estado, depois de Campinas.

Um povo que pode apresentar uma opinião tão auctorisada e insuspeita a seu favor, pode sorrir dos ápodos dos invejosos que o procuram deprimir a todo o transe, mas nunca puderam imita-lo.

Temos concluído.

Água e Esgoto
O abastecimento de água de Amparo tem uma história muito interessante envolvendo projetos, discuções, custos, posições políticas, etc.

Sua implantação definitiva demorou algumas décadas. Lendo e relendo informações a respeito procurei, através destas páginas, descrever detalhes a respeito de seu desenvolvimento.

Amparo, a princípio, se abastecia de água de poços e do rio Camandocaia onde se localizavam as aguadas, isto é, lugares, no rio, reservados para o abastecimento à população.

O Código de Posturas proibia banhos no rio Camandocaia das 5h da manhã às 19 horas, evidentemente para não prejudicar a qualidade da água disponível.

Em 1874, o Sr. Joaquim Antonio Gonçalves prestou serviços à Camara beneficiando as aguadas públicas que eram em número de seis.

Recebeu 20$000 (vinte mil réis) pelos seus serviços.

Em 1888 a Câmara recebeu um projeto sobre o abastecimento de água constando de orçamento, planta da cidade, exames de qualidade da água, encanamentos, chafarizes, etc, de autoria do engenheiro civil Antonio Manuel Bueno de Andrade.

Anteriormente, em 1886, o engenheiro Garcia Redondo já havia proposto fazer os estudos para o abastecimento. Garcia Redondo já havia implantado tais serviços em Mogi-Mirim e Limeira.

O hospital “Anna Cintra” inaugurado em 1890 era o único prédio dotado de água encanada e canalização de esgoto.

A água vinha da fonte da biquinha.

Como o prédio fora projetado por Garcia Redondo atribui-se a ele o mérito da implantação desses serviços.