A MAÇONARIA E A INSTRUÇÃO PÚBLICA

O Jornal “Correio do Amparo” mantinha uma coluna Chamada Seção Livre. O povo podia manifestar-se criticando ou elogiando as entidades e pessoas. O interessante é que o manifestante não precisava se identificar, não raras vezes uma pessoa era severamente atacada mas o autor permanecia no anonimato. Numa das edições, no Século XIX, publicou-se uma manifestação com o título acima. Eis o seu teor:

“Vamos levar ao conhecimento do público mais um importante serviço prestado à sociedade pela Maçonaria pelo qual tanto por esse mundo além se falha e se vocifera.

O facto que hoje vamos levar ao conhecimento público, não é um facto virgem, não é um fato único, pois ninguém ignora quantos serviços tem prestado e se presta em bem da humanidade essa instituição universal cujo lema é fazer o bem sem dar a conhecer a quem, é exercer sem limites a verdadeira religião de Christo.

O derramamento instrucção popular é pois uma de suas mais constantes preocupações, e não poucas são as escolas creadas e sustentadas pela Maçonaria, em toda a parte onde se acha lançada sua productiva seiva.

Entre nós mesmo a Loja Maçônica Trabalho tem uma escola nocturna franqueada ao público a qual é freqüentada não só pelos filhos de maçons, mas por todos, sem excepção, que precisam e querem receber a instrução, que leva o homem ao conhecimento de seus verdadeiros deveres perante a sociedade.

E, agora nos consta que a mesma Loja Maçônica Trabalho vae crear mais duas escolas diurnas para meninas e meninos, sem prejuízo da aula nocturna que continua da mesma forma a funccionar para uso d’aquelles que, por suas occupações, não possam ir à escola durante o dia.

Não há phrases bastante significativas que possam servir para aplaudir este novo tentamento da Loja Maçônica, creando duas escolas mais para educar e instruir o grande número de creanças que por ahi vegetam na ignorância por não terem lugar no Grupo Escolar, infelizmente cada vez mais desfalcado de professores

A cada passo encontram-se grupos de creanças entregues a vadiação e se interrogam porque não vão à escola dão nos logo esta desconsoladora resposta:- não há logar!

Não pode haver nada mais constristador do que ver-se essas creanças perderem o seu melhor tempo, irem-se creando na ignorância e adquirindo vícios que mais tarde as pode tornar nocivas à sociedade e verdadeiramente prejudiciais a si próprias. A criação, pois, das novas escolas diurnas a realizar-se é o melhor edifício que a Loja Trabalho pode architetar porque só ellas podem derrocar as masmorras cavadas para o vício.

Crie a Maçonaria do Amparo esses dous templos, como tem em vista e as bênçãos do Céu choverão por sobre ella, dando-lhe coragem e força para arcar contra seus ferozes inimigos.

Os benefícios que à sociedade amparense vem prestar a Loja Trabalho creando mais duas escolas são taes e tão relevantes que não precisam de ser enumeradas. Dissemine-se a instrucção popular e as instituições políticas e sociaes serão respeitadas e os seus governos tornar-se-hão fortes e valorosos.