O CORETO DO JARDIM


Prezado leitor ao visitar o Jardim Público que recentemente foi reinaugurado, depois de importante reforma, pare e preste atenção ao coreto. Saiba que ele foi construido em 1888 conforme notícia de o “Correio Amparense”, edição do dia 03 de Agosto de 1888.


O coreto do jardim
Nas importantes officinas do sr. Guilherme Mac-Hardy & Cia em Campinas, está se construindo já o coreto de ferro que tem de ser collocado no jardim publico desta cidade.

Tinhamos visto a planta do coreto que aquell activos indutriaes mudaram á commissão do jardim, porem a que está servindo de modelo para a sua construcção tem acrescimos que o tornem mais importante, dando-lhe um effeito mais aparatoso e elegante do que aquelle que tinha sido escolhida.

Os Srs. Mac-Hardy & Cia estão empregando os maiores esforços para que breve seja concluido o coreto, devendo por estes dias vir a planta que tem de servir para fazerem-se os alicerces sobre que deve ser levantado.

Sabemos também que nas mesmas officinas se estão construindo os bancos que teem de guarnecer o jardim.

Já vêm os autores do vandalismo que denunciamos e de que a policia tomou conta, para os castigar, que a despeito da criminosa destruição de que lançaram mão. O jardim estará dentro em pouco concluido e servirá tambem de recreio àquelles que tiverem a coragem de destruir o que estava feito, dando, com esse seu nefando procedimento, uma triste idéa dos sentimentos que nutrem.