ESCOLAS - 1

Discorrer sobre todas as escolas de um século é extremamente difícil.

Ao realizar a minha pesquisa tive a preocupação de relatar uma seqüência de fatos sôbre escolas, educação, professores, sem a pretensão de esgotar o assunto.

As informações seguem dentro do possível uma ordem cronológica. Grande parte dos dados foram relacionados pelo historiador Aureo de Almeida Camargo em sua obra Efemérides.

Tive a preocupação de fazer um resumo dos fatos colocando-os em seqüência de datas.

Vejamos como ficou:

1844
Em 1844, uma Lei Provincial, que recebeu o número 25, criou em Amparo sua primeira cadeira de primeiras letras para o sexo masculino.

1844
Em 1844, foram nomeados Manoel Fernandes Guimarães e o Vigário José Gomes da Silva Pereira como inspetores das escolas públicas e particulares de Amparo.

1856
Em 1856 funciona a escola particular de primeiras letras para o sexo feminino de Escolástica Joaquina Olinta. Tinha a escola 19 alunos que pagavam 2$000 (dois mil réis) mensais.

1859
Em 1859, Lei Provincial nº 08 cria a primeira escola pública para o sexo feminino.

1865
Em 1865 não foram realizados os exames por não poderem os alunos se reunir em virtude da epidemia de bexigas.

1871
Em 1871 os republicanos Dr. Bernardino de Campos, Dr. João Henrique Amelung e Francisco d’Assis Santos Prado criam uma escola que foi severamente criticada pelo inspetor Francisco Antonio de Araújo afirmando que a intenção desses republicanos era disseminar doutrinas venenosas, pregando o desrespeito às nossas instituições.

Afirmava, ainda, que a escola procurava perverter os sentimentos do povo com sérios insultos ao Monarca.

Segundo o inspetor a escola preparava campo para divulgar idéias republicanas.