CURTAS - II

ESTAÇÃO DE MONTE ALEGRE
1890 - É solenemente inaugurada a estação da Companhia Mojiana em Monte Alegre.

Falta d’ÁGUA
Em consequencia da muita chuva que tem cahido estamos sem agua para beber, porque o único pipeiro que fornece a cidade não pode atravessar a ponte que lhe dá passagem, do logar aonde vae buscal-a para trazer para a cidade.

É lastimoso este estado. Veja a illustrissima camara quanto é urgente tratar-se do abastecimento de agua.

Facadas
Por motivos particulares, na fazenda do sr. Damião Pastana, travaram-se de razões os seus camaradas Joaquim Innocencio de Godoy e seu genro Pedro de Souza, de que resultou receber esse duas facadas.

O criminoso foi preso em flagrante delicto e recolhido á cadeia desta cidade.

COQUELUCHE
1886 - Em correspondência de Amparo, o Diário Popular, de São Paulo, registra que a coqueluche grassa na cidade tendo feito diversas vítimas.

ESTAÇÃO METEREOLÓGICA
1891 - Convite para a inauguração da Estação Meteorológica, instalada no pátio do Hospital Ana Cintra, doação do Dr. José Pinto do Carmo Cintra.

FONÓGRAFO
Trata-se de um aparelho que reproduz o som por um processo mecânico. É antigo destinado a gravar sons em cilindros ou discos.

Sobre esse aparelho temos a seguinte notícia de 1895.

1895 - O fonógrafo de Luís Rica, contendo entre outros, os discursos do Padre João Manuel no Parlamento, ao se declarar republicano, e o Dr. João Mota, na inauguração da Escola Ganganeli, é exibido no Clube 8 de Setembro. Além de trechos de óperas, continua discursos do Cônego Néri, de Campinas, e do tribuno Silveira Martins.

FOTOGRAFIA ANIMADA
A primeiro de outubro de l897, o Teatro “João Caetano” apresentou pela primeira vez, em Amparo, espetáculo de fotografia animada.

ALFERES RODRIGUES
A primeiro de maio de 1871 faleceu o Alferes Francisco Rodrigues Borges um dos maiores plantadores de café de Amparo.

A estação de “Alferes Rodrigues”, onde possuía fazenda, deve-lhe o nome.

Ocupou cargos públicos de nomeação e eleição.

Segundo a tradição, possuía um realejo que abrilhantava reuniões sociais.

Alferes significa - posição hierárquica militar antiga, correspondente ao atual segundo-tenente.

AMPARO – VILA
Em 1857, Amparo passou de Freguesia à Vila através de Lei cujo teor foi o seguinte:

· “Artigo 1 – A Freguesia do Amparo do Município de Bragança, fica elevada à categoria de Vila com a mesma denominação e divisas que atualmente tem”;

· “Artigo 2 – A nova Vila será desde já inaugurada, ficando todavia os seus habitantes obrigado a construir cadeia e casa da Câmara a sua custa, sem auxílio do cofre Provincial”.

J.P.G.