LUZ ELÉTRICA

Amparo ficou historicamente famoso por possuir uma das melhores iluminações elétricas do País no início do Século XX. Muitas pessoas se destacaram na busca desse melhoramento público. A Câmara Municipal e os proprietários do Banco Industrial Amparense foram fatores decisivos para sua implantação. Serão necessárias algumas páginas para dar uma pequena idéia do seu desenvolvimento. No dia 05 de julho de 1894, tivemos uma publicação muito importante:

Luz Eléctrica - 01
“Estamos publicando na secção competente o edital em que o Poder Legislativo Municipal transfere ao Banco Industrial Amparense a concessão do privilégio dado aos Srs. Carlos Ferreira e Henrique Laymet para a distribuição da luz eléctrica nesta cidade.”

Luz Elétrica – 02
Havia necessidade de um local apropriado para a construção de uma usina elétrica que permitisse a implantação desse melhoramento público. Foi escolhida uma área localizada na Bocaina. A Câmara apressou-se na declaração de utilidade pública para posterior desapropriação daquela área.

Tal medida foi formalizada através do seguinte:

“ACTO DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL
O Major Pedro José Pastana, Intendente Municipal desta cidade do Amparo: Faço saber que a Câmara Municipal em Sessão Extraordinária de 7 de julho de 1894 decretou e eu promulgo o seguinte:

Artigo 1º - São declarados de utilidade pública municipal os terrenos pertencentes a José Marchi e sua mulher e Anglo Persicano e sua mulher, no bairro da Bocaina deste Município.

Artigo 2º - Fica o Intendente auctorizado a promover os meios amigáveis ou judiciais a fim de serem desapropriados os referidos terrenos.

Artigo 3º - Revogam-se as disposições em contrário”.

Luz Elétrica – 03
A implantação da luz elétrica não foi uma realização simples. Muito trabalhou o Poder Público e a sociedade. Exigiu muito tempo, também, pois a construção da usina e a compra dos equipamentos, grande parte deles importados demandaram vários anos de luta.

Todas essa informações e mais as que se seguem foram publicadas no jornal “CORREIO DO AMPARO”

Luz Elétrica – 04
Correio do Amparo – edição do dia 13 de setembro de 1896
Se os cálculos não falharem parece que dentro de pouco tempo veremos inaugurada a tão desejada iluminação a luz eléctrica, nesta cidade. Dizemos se os cálculos não falharem por que, como todos sabem da alfândega de Santos depende o podermos gozar desse grandioso melhoramento, visto como é ella que há cinco longos meses retém avultado número de volumes, que se destinam a esse estabelecimento e que só agora d’ahi estão saindo, chegando aqui ante-hontem apenas 15 volumes dos muitos que ainda por lá estão e que entrarem na alfândega de Santos em abril do corrente anno. Sendo portanto esse o motivo porque ainda não podemos gozar do immenso brilho da luz elétrica é de creer que, desencantando-se da alfândega todos os volumes destinados a esse estabelecimento possamos ver logo em todo o seu esplendor espargir-se por toda cidade os focos luminosos da luz eléctrica, cujo serviço o acreditado Banco Industrial Amparense tomou o seu cargo e de que estamos certos se desempenhará galhardamente.

Oxalá que a alfândega de Santos não nos pregue mais um logro, deixando sepultado em seus centros os volumes que ainda lá conserva e sem os quais não podemos ver illuminado o nosso Amparo.

Luz Elétrica – 05
Correio do Amparo – edição do dia 08 de outubro de 1896
Acham-se terminadas as obras e assentados os machinismos para a illuminação eléctrica desta cidade, faltando apenas os postes das ruas, que já estão em Santos e devem aqui chegar dentro de poucos dias. No corrente mez realizar-se-á na Bocaina, onde está installada a usina eléctrica, a experiência da luz que será empregada nas ruas e nos domicílios, a primeira distribuída em lâmpadas de arco, da intensidade de mil vellas, e a segunda em lâmpadas incandescentes. Para assistir a experiência será convidada a Câmara Municipal.

No domingo passado, o Sr. Dr. Baptista Pereira, digno Juiz de Direito da Comarca e outros cavalheiros, que foram em visita à usina Eléctrica, assistiram ao funcionamento das turbinas e dos dynamos.

Parabéns à digna directoria do Banco Industrial Amparense que não tardará a inaugurar este importante melhoramento, que não pequeno sacrifício de capitaes tem-lhe custado, mas cujo resultado será, sem dúvida alguma, desde logo compensador.

Luz Eléctrica – 06
Correio do Amparo – edição do dia 07 de maio de 1898
A população de Amparo teve na noite de ante-hontem occasião de apreciar os magníficos effeitos da luz eléctrica, que durante algumas horas illuminou a cidade, sendo o seu apparecimento saudado pelo estrugir dos foguetes pelo estampido das baterias, percorrendo as principaes ruas da cidade grande massa de povo acompanhada por uma banda de música em signal de regosijo pela realização de tão grande e tão útil melhoramento local.

O préstito na sua passagem foi em frente ao edifício do Banco Industrial Amparense saudar a sua digna directoria a cujos esforços e pesados sacrifícios se deve a realização de tão grande melhoramento, indo, também, ao centro saudar o Sr. Névio Vianna a quem devemos o complemento desse gigantesco passo de nosso progresso – A LUZ ELÉCTRICA.

Luz Eléctrica – 07
Está, finalmente, entregue à municipalidade a illuminação a luz eléctrica de há tento tempo almejada pela população em pezo. A entrega desse serviço foi um acto solemne, como não podia deixar de ser, tratando-se de um melhoramento de tamanho alcance para todos os amparenses, que nos orgulhamos de possuir, talvez a melhor installação de luz eléctrica de toda a América.