CURTAS - I

CIRURGIA
1888 - Realizada em Amparo, pela primeira vez, uma amigda latominia. Praticada pelo Dr. João Pedro da Veiga e auxilio do Dr. Aurélio Diniz.

PRIMEIRO CASAMENTO CIVIL
1890 - Realiza-se o primeiro casamento civil depois publicada a lei; contratantes, Alfredo Barbosa de Barros e Delfina de Campos Cintra.

CASAS - RUAS E LARGOS
1889 - Existem 850 casas dentro do perímetro urbano.

1889 - A Câmara informa à Administração dos Correios existirem na cidade “7 ruas longas com 11 ditas travessas e 7 largos”.

DOAÇÃO
1885 - Noticiado com destaque que os dois altares de mármore. Encomendada na Itália pelo major José Jacinto de Araújo Cintra. Foram colocados na Matriz pelo artista Fernando Martineli.

PRIMEIRO CASAMENTO
1829 - Registrado o primeiro casamento na Capela Curada de N. S. do Amparo: “pelas 9 horas do dia, com documentos necessários selados, e sem impedimento algum, em minha presença e das testemunhas João Barbosa Dias e José Machado de Oliveira, se recebeu em matrimônio por palavras de presente Inácio Francisco das Neves, filho de pai incógnito e de Maria de Oliveira, com Joana Cardosa de Morais, filha legítima de João Garcia Vilela e Josefa Cardosa de Morais, todos moradores e fregueses desta Capela Curada; e logo receberam as bênçãos nupciais, de que para constar fiz este assento, que assino com as testemunhas. O Capelão Curado Roque de Souza Freire”.

PRIMEIRO LIVRO DE ÓBITOS
DATA 10 DE ABRIL DE 1829
1829 - Abertura do primeiro livro de assentos de óbitos da Capela Curada de Nossa Senhora do Amparo. “Os assentos dos cadáveres que se enterraram nesta Capela desde 28/11/1828 até 10/04/1829 foram lançados no livro da Capela Curada de Nossa Senhora do Rosário (Serra Negra)”.