BARÃO DE CAMPINAS


O Barão de Campinas foi um homem de uma importância enorme para Amparo. Um cidadão benemérito, realizador, querido por toda a sociedade.

É merecedor das homenagens que o Município lhe prestou atribuindo o seu nome a uma histórica e importantíssima via pública, além do busto secular que ornamenta a Praça Monsenhor João B. Lisboa.

Em 1891, o Barão, juntamente com familiares, visitou a Europa.

As festividades no seu retorno, que vão abaixo transcritas, em edição de 25 de Setembro de 1891 do jornal “Correio Amparense”, atestam o seu enorme valor.

Programa Definitivo
DOS FESTEJOS
Para a recepção do benemérito Barão de Campinas e de sua erma família.

1°. No dia 28 do corrente partirá d'esta cidade um trem especial conduzindo exclusivamente os membros da commissão de recepção com suas Exmas. Famílias à estação de Jaguary.

2°. Ao chegar n’aquella estação o trem em que devem vir aquelle cidadão e sua família, tocará a excellente banda de musica dirigida pelo habil professor Sr. Luiz de Tullio, e subirão ao ar muitos foguetes, sendo a chegada salvada com uma bateria de 21 tiros. A essa hora será queimada no Largo Municipal d’esta Cidade uma gyrandola de foguetes que servirá de aviso ao público.

3°. Em Jaguary passará o Barão de Campinas e sua comitiva para o trem especial em que chegará a esta cidade recebendo nas estações intermediarias as manifestações de regosijo que lhe forem offerecidas.

A banda de musica dirigida pelo professor Lindolpho Mattos, que esperará o trem especial em Pedreira, virá nelle até esta cidade.

4°. À chegada do trem à Estação desta cidade subirão ao ar em diversos pontos da cidade grande numero de girandolas, queimando-se diversas baterias de 21 tiros. Tocando neste acto a banda de musica do professor Antonio Jorge.

5°. Depois da recepção e cumprimentos aos illustres viajantes, organisar-se-á um grande prestito formado na seguinte ordem: I Banda de musica Italiana. II Meninos dos collegios e escolas publicas. III Banda de musica do professor Lindolpho de Mattos. IV Meninas dos collegios e escolas publicas. V O Barão de Campinas, as commissões e as familias. VI Banda de musica do professor Antonio Jorge. (Todos os meninos e meninas conduzirão flamulas e galhardetes.

6°. O prestito percorrerá as ruas 13 de Maio, Largo da Matriz, rua Rodrigo Silva até o palacete do Barão de Campinas, onde se dissolverá depois da entrada dos illustres viajantes.


7°. Às 6 e meia horas da tarde, formar-se-á no Largo da Estação uma procissão civica com archotes, lanternas chinezas, fogos de bengala, etc., que percorrerá as ruas 13 de Maio, Capitão Miranda, Duque de Caxias, Marechal Deodoro, Commendador Joaquim Pinto, Rodrigo Silva, 15 de Novembro, Martins Barbosa, Luiz Leite, Largo do Rosario, Largo da Matriz até a Estação onde se dissolverá.

8°. As ruas da cidade estarão devidamente enfeitadas, embandeiradas e illuminadas à noite.

9°. Depois da marcha, tocarão até a meia noite, as bandas de musica.

10°. No dia 29, às 10 horas da manhã, resar-se-á na capella do Hospital “Anna Cintra” uma missa solemne em acção de graças pelo feliz regresso dos illustres viajantes, tocando ainda as bandas de musica.

A commissão de festejos pede encarecidamente aos proprietaros e inquilinos o especial favor de illuminar e imbandeirar as frentes de seus predios, mandando desimpedir as ruas do melhor modo possivel, de quaesquer materiaes de construcção.

Amparo, 23 de Setembro de 1891

A COMMISSÃO

José Felippe de Toledo.
Arthur de Assis Carvalho.
Antonio R. Muniz Guimarães.
José Candido da Silveira.
Lino Cunha.
João Motta.