FALECIMENTO COMENDADOR GUIMARÃES

O Comendador Guimarães faleceu a 27 de Setembro de 1889.

Nas minhas pesquisas pude constatar a grande obra que realizou em vida.

O jornal “Correio Amparense” noticiou em edição da Quarta-feira, dia 02 de Outubro, destacando com muita propriedade o seu grande valor.

Commendador Zeferino da Costa Guimarães
Falleceu nesta cidade, a 27 de Setembro, o Commendador Zeferino da Costa Guimarães.

A triste noticia de tão infausto passamento circulou num instante por toda a cidade, mergulhando a população em profunda dor; e logo depois em toda a provincia e até na capital do Imperio encontraram echo todas as manifestações de pezar por esse acontecimento.

Era que tratava-se de um dos valtos mais proeminentes da nossa sociedade, um cidadão benemerito, inesperadamente roubado á vida, que elle tanto soubera honrar com actos de philantropia e caridade, os mais puras e desinteressados.

Filho de Portugal, mas tendo passado a maior e melhor parte de sua existencia no Brazil, nutria por esta verdadeira patria adoptiva nobilissimos sentimentos da amor, que se traduziam sempre em todos os seus actos.

Foi assim que, nunca recusou o seu valioso appoio a todos os commetimentos de civilisação e progresso, que eram tentados nesta provincia e mesmo em todo paiz.

Dotado de intelligencia não vulgar e de uma alma grande, e bem formada, era com consciencia dos seus deveres, que sempre arvorava-se em protector dos fracos, tornando-se tambem um esteio forte da sociedade, compativel com o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento natural.

Foi um espirito emprehendedor, e a sua actividade devem se importantissimos melhoramentos desta cidade e da provincia.

Nesse numero figuram-a Companhia Mogyana, essa empreza gigantesca de linhas ferreas, para cuja organisação o Commendador Guimarães contribuiu muito directa e poderosamente, tornando-se depois um dos seus incançaveis directores; o prolongamento da linha ferrea até o Amparo de hoje os dois ramaes que percorrem o municio,- o paço da Camara municipal e Cadês Publica, o Hospital de variolosos, a Igreja Matriz, tambem são productos da sua merecida influencia e do seu grande amor a este torrão paulista.

Vê-se bem que, com razão e justiça, venerava-se tão distincto cidadão, devendo-se realmente sentir, como sentiu-se, a sua perda irrepararavel, porque,-homens desta tempera, constituem hoje typos raros na sociedade.



A Companhia Mogyana fez-se representar no interro por intermedio dos seus Directores, corpo de Engenheiros e pessoal technico das officinas, os quaes vieram a esta cidade a esse fim unicamente, em trem especial.

A familia do finado tem recebido de toda a parte telegrammas com vivas demonstrações de pezar por esse fallecimento.

Por nossa vez apresentamos-lhe tambem sinceras condolencias e ao sr. Manoel José Gomes (Visconde de Soutello), inconsolavel amigo do fallecido.

Sahimento
Ás 7 horas da manhã de sabbado sahio o feretro do grande morte para a igreja Matriz pegando as azas do caixão a directoria da Compahia Mogyana e engenheiros.

O caixão foi depositado sobre um elevado catafalco sendo resadas duas missas de corpo presente, seguindo-se-lhe um tocante officio funebre cantado pelas sympathicas filhas do sr. José Benedicto Rodrigues, que foi quem regeo a orchestra.

Findos os solemnes officios foi o feretro conduzido á mão á sua ultima morada, sendo immenso o acompanhamento.

Junto ao caixão que guardava o corpo desse illustre cidadão, ia, desfraldado e coberto de creps, o rico estandarte da Sociedade Italiana de Soccorros Muttuo José Garibaldi, de que o saudoso morte era socio benemerito.

Seguiam-se-lhe:

· A Directoria, engenheiros, e pessoal de escriptorio da Companhia Mogyana;

· Commiissão da Sociedade de Beneficiencia portugueza de Campinas;

· Commissão da Sociedade Italiana de Soccoros Mutuos José Garibaldi.

· Commissão da Irmandade de Santa Maria;

· Muitos commerciantes de Campinas;

· Commissão da loja Trabalho;

· Commissão da classe caixeiral;

· O commercio em pezo do Amparo e povoações visinhas;

· Titulares, capitalistas, fazendeiros e tudo quanto de mais elevado existe aqui tudo foi neste derradeiro momento prestar sua ultima homenagem áquelle que em vida tanto se havia esforçado pelo engrandecimento material e moral deste municipio.

Deposto o caixão ao lado do tumulo que ia receber tão precioso deposito, o eloquente orador sagrado padre Senna Freitas, em nome do commercio, fez em brilhantissimo discurso, o panegyrico do illustre morto.

As suas palavras foram tão eloquentes como commovedoras.

Muitos choraram.

Seguio-se lhe o orador da loja Trabalho, o illustrado professor Angelo de Araujo, produzindo uma brilhante allocução, sendo em seguida sepultado o cadaver d’aquelle grade homem que se chamou Zeferino da Costa Guimarães, que apezar de estrangeiro, foi sempre um chefe, cheio de prestigio, com que partido liberal se honrava.



Sobre o rico caixão foram depositadas as seguintes coroas:

· A nosso querido pae – Olyr e Augusto.

· A meu bom Irmão – Antonio da Costa Guimarães.

· Tributo a amisade e gratidão – Manoel José Gomes

· Gratidão e saudade – Amadeus Carlos Gomes.

· Amisade e gratidão – José João Fernandes

· Tributo de saudade – Do Commercio do Amparo

· Ao nosso excellente amigo – irmãos Carneiro e Machado Jun

· Saudade e reconhecimento – Antonio A. Bittencourt

· Homenagem da Sociedade S José Garibaldi.

· Eterna saudade da Directoria da Companhia Mogyana

· Jorge Teberycá ao seu presado colega commendador Guimarães.

· Gratidão da classe caixeiral.

· Tributo de amisade do Barão Ataliba Nogueira e familia.

· Tributo de amisade e gratidão – Barão do Soccorro.

· Tributo de gratidão da Sociedade Portugueza de Beneficiencia de Campinas.

· Homenagem da Irmandade de Santa Cruz ao seu provedor.

· Saudade e gratidão da Loja Trabalho.

O sr. José Pereira de Andrade, digno vice-consul de Portugal em Campinas, não podendo vir assistir ao enterro, como desejaya, telegraphou ao sr. João Gomes de Oliveira Carneiro nos seguintes termos:

“Em meu nome e no da corte portuguesa desta cidade rogo-lhe o obsequio de constituir como representante o sr. Bernadino Alves de Souza por ocasião do enterro do distincto cidadão sr. commendador Zeferino da Costa Guimarães e dar pezames a sua exma. familia”.